Adultos

Lição 2 - Ética cristã e ideologia de gênero V

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - VALORES CRISTÃOS: Enfrentando as questões morais de nosso tempo

COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

LIÇÃO Nº 2 – ÉTICA CRISTÃ E IDEOLOGIA DE GÊNERO

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=BV24_cSLkdI" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

INTRODUÇÃO

Nesta lição, veremos a definição das palavras: ideologia e gênero; pontuaremos o que é a ideologia de gênero e seus postulados; estudaremos o que determina o sexo na pessoa; postularemos quais as características da ideologia de gênero; e por fim,analisaremos as consequências da ideologia.

I – DEFINIÇÃO DAS PALAVRAS IDEOLOGIA E GÊNERO

1.1 Definição da palavra Ideologia. “A palavra ‘ideologia’ é composta pelos vocábulos gregos ‘eidos’, que indica ‘ideia’, e ‘logia’, com o sentido de ‘raciocínio’. Assim, ideologia significa qualquer conjunto de ideias que se propõe a orientar o comportamento, a maneira de pensar e de agir das pessoas, seja individualmente, seja em sociedade. Em um sentido amplo, a ideologia se apresenta como aquilo que seria ou é ideal para um determinado grupo” (BAPTISTA, 2018, p. 17 – grifo do autor).Grosso modo a palavra ideologia denota uma “visão de mundo” ou “cosmovisão”, e encerra um conjunto de pensamentos e doutrinas que são colocadas de alguma maneira, como padrão ideal a ser seguido” (SILVA, 2018, p. 19 – grifo nosso). O lexicógrafo Antônio Houaiss (2001, p. 1565) define a palavra ideologia como: “ciência que tem como objetivo de estudo as ideias; as quais refletem, racionalizam e defendem os interesses institucionais, sejam estes morais, religiosos, políticos ou econômicos”.

1.2 Definição da palavra gênero. Gênero pode ser definido como aquilo que identifica e diferencia os homens e as mulheres, ou seja, o gênero masculino e o gênero feminino. De acordo com a definição tradicional de gênero, este pode ser usado como sinônimo de “sexo”, referindo-se ao que é próprio do sexo masculino, assim como do sexo feminino. A palavra “gênero” tem origem no grego “genos” e significa “raça”. Na concepção da lógica, o termo aponta para uma “espécie” indicando o “masculino” e o “feminino” (BAPTISTA, 2018, p. 18 – grifo do autor).

II – O QUE É IDEOLOGIA DE GÊNERO

2.1 Definição de Ideologia de gênero. Quanto à sexualidade, a ideologia ensina que o gênero e a orientação do desejo sexual não são determinados pela constituição anatômica do corpo humano (BAPTISTA, 2018, pp. 17,18 – grifo do autor). Uma das consequências da “ideologia de gênero” é a eliminação e alienação do conceito de pessoa, pois, segundo esse modo de pensar, não existe uma identidade biológica em relação à sexualidade e que todas as relações sexuais são apenas o construto da sociedade, pois ignora a natureza e os fatos biológicos, e alega que o ser humano nasce “sexualmente neutro”, e o gênero pode ser construído e desconstruído, ou seja, pode ser entendido como algo mutável e não definido, como afirmam as ciências biológicas (BAPTISTA, 2018, p. 18 – grifo do autor). “A ideologia de gênero defende a total distinção entre gênero e sexo e prega que o gênero do indivíduo não é uma determinação natural e biológica […] e que cada indivíduo deve lutar para se libertar da imposição social sexista que inflige o padrão único e binário de masculino e feminino, e decidir ele próprio, o seu gênero” (SILVA, 2018, p. 29).

III – O QUE DETERMINA O SEXO DA PESSOA

Biblicamente (e cientificamente), a orientação e o desejo sexual estão direta e intrinsecamente relacionados às características físicas do sexo (masculino e feminino). O conceito de “identidade de gênero” não aceita o sexo biológico (masculino e feminino) como fator determinante da sexualidade. Ensinam que os indivíduos desenvolvem sua “identidade de gênero” durante o processo de socialização com a cultura na qual estão inseridos. No entanto, de acordo com as Escrituras e a ciência, existem apenas dois tipos de gêneros: o masculino e o feminino. Vejamos:

3.1 A ação do Criador. Do ponto de vista bíblico, a sexualidade de uma pessoa é determinada por uma ação criadora do próprio Deus de maneira bem definida: “E criou Deus […] homem e mulher os criou” (Gn 1.27); “Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea” (Mc 10.6 ver Mt 19.4); “[…] e Isabel tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome João” (Lc 1.13); “[…] A Noemi nasceu um filho, e chamaram ao menino Obede […]” (Rt 4.17). Até com os animais a Bíblia mostra a diferença entre os sexos (Gn 6.19; 7.2,3,9,16). A ideologia de gênero está fora de sincronia com esta criação e é contrária à ordem natural estabelecida pelo Criador (Rm 1.24-27 ver Lv 18.1-23; Is 28.15).

3.2 A genética. Os hormônios sexuais são encarregados de conceder a uma pessoa as características físicas de seu sexo genético. Estes cromossomos contêm as chaves que desencadeiam a regulação dos hormônios sexuais nos homens e mulheres. Essas instruções estão localizadas em segmentos do DNA chamados “genes” que definirão o sexo da pessoa […] (TAY, 2015, p. 90 – grifo nosso). Os cromossomos sexuais são um tipo de plasma encontrado no núcleo das células e que determina o sexo dos seres vivos. As fêmeas normalmente possuem o mesmo tipo de cromossomos sexuais “XX”, e por isso chamado de sexo homogamético. Os machos são o sexo heterogamético, contendo dois tipos distintos de cromossomos sexuais, um “X” e outro cromossomo “Y” (TAY, 2015, p. 92 – grifo nosso). Então, alterar o fenótipo (aparência) não consiste em alterar o genótipo (genes).

3.3 A fisiologia. Fisiologia é uma área de estudo da biologia responsável em analisar o funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos. O termo fisiologia se originou a partir da junção do grego “physis”, que significa “funcionamento” ou “natureza”, com a palavra “logia”, que quer dizer “estudo” ou “conhecimento (TAY, 2015, p. 92 – grifo nosso). Deus criou dois sexos anatomicamente distintos (Gn 1.27). Portanto, o órgão genital e as características físicas de nascimento de um ser humano, também determinam sua sexualidade.

IV – PORQUE NÃO ACEITAMOS A IDEOLOGIA DE GÊNERO

4.1 Porque ela é anticientífica. A homossexualidade assim como outros transtornos relacionados com a identidade de gênero, trata-se de uma conduta patológica, um desvio da pulsão sexual, tanto no que concerne ao objeto quanto ao alvo sexual (SILVA, 2018, p. 23 – grifo nosso). Fisiologicamente, o ser humano normal, sem nenhum distúrbio, nasce menino ou menina. A sexualidade de uma pessoa não deve, naturalmente, ser diferente do seu sexo, a menos que ela, já madura, resolva renunciar sua própria natureza. Mesmo que haja alguma deturpação física, permanecem homens ou mulheres biológicos. Não há nenhuma dúvida que não existe “gene gay” ou “gene trans”: “Cientificamente, não existe um ‘terceiro sexo’, visto que a sexualidade humana é binária por princípio, com a finalidade óbvia de reprodução e florescimento de nossa espécie” (Jornal Mensageiro da Paz, nº 1.583, junho/2016, p.15).

4.2 Porque ela é antirracional. O conceito de “identidade de gênero” não aceita o sexo biológico (masculino e feminino) como fator determinante da sexualidade. Se pegarmos qualquer coisa que tenha sido criada ou projetada para funcionar de determinada maneira e reverter a sequência da operação, e o resultado inevitável será a destruição. Uniões do mesmo sexo agridem a própria imagem de Deus e a ordem natural e racional da criação (Rm 1.25-27) (STAVER apud SHELDON, 2004, p.102).

4.3 Porque ela é antiética. A ideologia de gênero é mais uma daquelas mentiras com ares de suposta verdade que infestam o mundo contemporâneo […] é um dos subprodutos da ditadura do relativismo moral, cuja origem se encontra no marxismo cultural […] é um ataque frontal e violento a família e à dignidade do homem (HENRIQUE apud SILVA, 2018, pp. 29,30 – grifo nosso). É o desdobramento do marxismo que também pretende eliminar o modelo ético familiar monogâmico, patriarcal e heterossexual (BAPTISTA, 2018, p. 19 – créscimo nosso). A ideologia de gênero, também conhecida como ‘ausência de sexo’, é um mal presente na sociedade pós-moderna e indica o grau da corrupção da espécie humana […] (BAPTISTA, 2018, pp. 17,18).

4.4 Porque ela é antibíblica. A ideologia de gênero está exatamente no contrário do que Deus ordenou (Rm 1.24-27 ver Is 28.15). Ao instituir o casamento, Deus ordenou: “o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (Gn 2.24). Isso significa que a união monogâmica (um homem e uma mulher) e heterossexual (um macho e uma fêmea) sempre fez parte da criação original de Deus. A diferenciação dos sexos visa à complementaridade mútua na união conjugal: “nem o varão é sem a mulher, nem a mulher, sem o varão” (1Co 11.11 ver Gn 1.27; 1Co 6.10; Ef 5.22-25).

V – CONSEQUÊNCIAS DA IDEOLOGIA DE GÊNERO

Como já vimos, a Ideologia de gênero teve sua origem no fim do século XIX; desde então, vem criando consequências funestas para a vida em sociedade. Citaremos quatro sérias consequências, que são produtos dessa agenda:

5.1 A eliminação do conceito de “pessoa”. A pessoa é uma realidade primária e original, e a aceitação do “eu” é o primeiro passo para vivermos nossa vida feliz. Na ideologia de gênero, há uma constante rejeição e negação do que as pessoas são. Deus nos fez a Sua imagem e semelhança, e isso tem um valor incalculável (Gn 1.26). O ser “pessoa” não é um elemento qualquer, mas a construção mais autêntica de cada ser humano feito a imagem do Criador como coroa da criação (Sl 8.4-9).

5.2 A suplantação da sexualidade pelo sexuado. O propósito dessa ideologia na área da moralidade é desassociar o sexo da sexualidade e com isso provocar a inversão dos valores no casamento e na família. Tal posição despreza os papéis biblicamente constituídos (Rm 1.25-32; Ef 5.22-33). Devemos rejeitar esta ideia, porque entendemos que em cada um de nós, Deus plasmou (formar ou modelar em barro) o seu querer santo em nós e o homem sempre será homem a mulher sempre será mulher: “E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha […] Esta é a lei da que der a luz a menino ou menina” (Lv 12.6,7). “Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez” (Mt 19.4).

5.3 A eliminação das relações afetivas e os vínculos familiares. A ideologia de gênero postula que os critérios familiares são secundários e devem ser rejeitados como: a figura do pai, da mãe e dos irmãos. Assim também a monogamia, a fidelidade, a exclusividade e o compromisso são desnecessários, e tudo passa a ser relativizado e permitido, e o casamento heterossexual e a família tradicional são totalmente desconsiderados (BAPTISTA, 2018, p. 22). Por isso e muito mais, esta ideologia de vida agride em todas as suas dimensões a família e deve ser rejeitada (Ef 5.22; 6.1-4).

5.4 A depravação da sexualidade. Depravações sexuais como zoofilia (sexo do homem com animais); necrofilia (atividades exual com cadáver) e até a pedofilia (sexo de adultos com criança) serão toleradas como resultado da aceitação da “ideologia de gênero”. Convém aqui registrar que a prática da zoofilia é tipificada como crime (Art. 32, Lei 9.605/1998), a necrofilia (Art. 212, Código Penal Brasileiro), bem como a pedofilia, é considerada crime contra vulnerável previsto no Código Penal Brasileiro (Art. 217-A), além de ser tipificada como doença na categoria “Transtornos da preferência sexual” listada na Classificação Internacional de Doenças (CID-10, Código F65.4) (BAPTISTA, 2018, p. 23 – acréscimo nosso).

CONCLUSÃO

O plano de Deus foi criar um casal, sendo um macho e a outra fêmea, ou seja, um homem e uma mulher. Entre muitos propósitos divinos estava a união heterossexual entre um homem e uma mulher. Portanto, a revelação divina contida na Bíblia Sagrada está acima da ideologia de gênero e transcende a cultura pós-moderna relativizada de nossa época.

REFERÊNCIAS

• ANKERBEG, J; WELDON, J. Os fatos sobre a homossexualidade. Chamada da Meia Noite.

• BAPTISTA, Douglas. Valores cristãos. CPAD.

• CHAMBENS. Alan. A Graça de Deus e o homossexual. Graça.

• DALLAS, Joe. Operação de Erro. Cultura Cristã.

• GEISLER, N. L. BOCCHINO, Peter. Fundamentos inabaláveis. Vida

• LOBO. M. Famílias em perigo. Central Gospel.

• SEVERO, Júlio. O movimento homossexual. Editora Betânia.

• SHELDON, L. P. A estratégia. Central Gospel.

• STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

• WEINGAERTNER, Martin (Ed.). Igreja e homossexualismo. IECLB.

• TAY, Dr. John S.H Nascido Gay? Central Gospel.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL (FORNECIMENTO DO MATERIAL) - PROF. PAULO AVELINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.