Lição 1 - O que é ética cristã IV

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA-BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - Valores cristãos: enfrentando questões morais de nosso tempo

COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 1 – O QUE É ÉTICA CRISTÃ

- INTRODUÇÃO

- Não tem sido fácil distinguir o que é certo e o que é errado, numa sociedade mundial onde o relativismo graça e a inversão de valores parece triunfar a passos largos tentando modificar aquilo que já está, moralmente, gravado por Deus na consciência do ser humano e ao mesmo tempo exarados nas Sagradas Escrituras. Ainda bem que temos o maior e melhor referencial ético que o mundo já conheceu, isto é, a palavra de Deus que reflete tanto no nosso interior como também nosso exterior.

I – TEXTO BÍBLICO

- I Coríntios 10.1-13

V, 1 ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.

V, 2 E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,

V, 3 E todos comeram de uma mesma comida espiritual,

V, 4 E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.

V, 5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto.

V, 6 E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.

V, 7 Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.

V, 8 E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.

V, 9 E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.

V, 10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.

V, 11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

V, 12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

V, 13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

I - CONCEITO

1 - Ética como ciência secular. A Ética é um aspecto da filosofia. A Filosofia está segmentada em seis sistemas tradicionais: Política, Lógica, Gnosiologia, Estética, Metafísica e Ética que é o objeto de estudo de Lições Bíblicas neste trimestre. Para compreendermos melhor o sentido de Ética, vejamos, de forma sintética, em que se constituem os outros aspectos aos quais ela está agregada no contexto filosófico. Dentre suas muitas acepções, filosofia é o saber a respeito das coisas, a direção ou orientação para o mundo e para a vida e, finalmente, consiste em especulações acerca da forma ideal de vida. Em suma, é a história das ideias. Tudo isto sob a ética humana. Precisamos aferir o pensamento humano com os ditames da Palavra de Deus que são terminantes, peremptórias, finais. O homem, seja ele quem for, é criatura, mas Deus é o Criador (Os 11.9; Nm 23.19; Rm 1.25; Jó 38.4). Todos os campos de pensamento e de atividades têm suas respectivas filosofias. Há uma filosofia da biologia, da educação, da religião, da sociologia, da medicina, da história, da ciência etc. Consideremos entretanto, os seis sistemas acima mencionados que foram sistematizados por três antigos pensadores: Sócrates, Platão e Aristóteles.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES