Adultos

Lição 11 - Os gigantes da fé e o seu legado para a Igreja II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MONTE TABOR/IMPERATRIZ-MA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - A supremacia de Cristo: fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 11 – OS GIGANTES DA FÉ E O SEU LEGADO PARA A IGREJA

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=6yzbkPYBf9M&list=PL9TsOz8buX1_oA6OJ0JjCmUsvOuFtNsWT" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

...

SÉRIE Comentário Bíblico - HEBREUS - As coisas novas e grandes que DEUS preparou para vocè - SEVERINO PEDRO DA SILVA

O Testemunho da Fé

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.

Este é o mais lido e conhecido dos 13 capítu¬los da Epístola aos Hebreus. Alguns escritores da Bíblia o tem denominado de “A Galeria dos He¬róis da Fé”, visto que ela (a fé) encontra-se pre¬sente do começo ao fim deste capítulo, marcando cada acontecimento. Tudo aqui se dá pela fé. A expressão “pela fé” aparece cerca de 20 vezes, para mostrar o que a fé representa para a vida religiosa. Descobrimos aqui também que existem duas ma¬neiras de DEUS aplicar a fé com relação ao cristão.

João Calvino, em um trecho de suas Institutas, define qualquer natureza de fé como parte integrante da salvação. Seja ela co¬mum ou tida como fé especial, quando é demonstrada como sendo um dos dons de poder (cf. I Co 12.9). “Onde quer que exista fé viva, ela necessariamente deve ser acompanhada pela esperança da salvação eterna como doação divina mediante esta fé, pois se não tivermos esta esperança, por mais eloquentemente que discorramos sobre a fé, fica evidente que não temos fé nenhuma...” Há pessoas que são escolhidas para hon¬rarem a fé, enquanto outras são determinadas por DEUS para que a fé os honre. Em outras palavras: uns morrem na fé, e outros morrem pela fé. Não pode haver bom fundamento sem o alicerce da fé, visto ser ela aqui apresentada como sendo “o fundamento principal” da nossa salvação (Ef 2.8,9).

Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho.

As Escrituras estão permeadas de diversos acontecimentos que foram promovidos pela fé. DEUS operou de várias maneiras, com o objetivo de honrar a fé dos seus servos que nEle deposi¬taram a sua confiança. Alguns destes milagres operados em res¬posta a necessidades prementes, se visualizados dentro da lógica humana, seriam tidos como impossíveis. Mas sabemos que para DEUS nada é impossível, pois Ele opera quando quer e pode ultrapassar qualquer possibilidade daquilo que é impossível. “Porque para DEUS nada é impossível” (Lc 1.37). Aqui, portan¬to, cabe a frase que se delineia para o campo da fé quando esta opera milagres: “o milagre não se explica, se aceita”. E o teste-munho da fé somente pode ser alcançado por meio da fé, por¬que sem fé é impossível que tal testemunho seja consolidado.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COALBORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.