Lição 10 - Dádiva, privilégios e responsabilidades na nova aliança I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - A supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES

COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

LIÇÃO Nº 10 – DÁDIVA, PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADE NA NOVA ALIANÇA

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=DEW-Lf2EFhI" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

A nova aliança em Cristo Jesus traz-nos privilégios e responsabilidades.

INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo da carta aos Hebreus, analisaremos o capítulo 10.

- A nova aliança em Cristo Jesus traz-nos privilégios e responsabilidades.

I – A CONCLUSÃO DA SUPERIORIDADE DO SACRIFÍCIO E SACERDÓCIO DE CRISTO FRENTE À LEI – A DÁDIVA DA NOVA ALIANÇA

- Na sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos o capítulo 10, que, na verdade, possui duas partes: uma que é a conclusão do argumento relativo à supremacia do sacrifício e do sacerdócio de Cristo em relação ao sacerdócio levítico a partir das ordenanças do culto divino e outra que nos falam das consequências deste argumento, demonstrando os privilégios e responsabilidades do novo pacto, do novo testamento estabelecido por Jesus, que termina com mais uma exortação aos crentes judeus para que não trilhassem o caminho da apostasia espiritual, cujo perigo é novamente lembrado pelo escritor.

- O autor aos hebreus, após mostrar que o novo testamento implantado pelo Senhor Jesus é superior, visto que se tratou de um único sacrifício, que realmente tirou o pecado do mundo, feito pelo próprio sangue de Nosso Senhor e que teve sua apresentação no santuário celestial, volta a afirmar a seus leitores que a lei é apenas a “sombra dos bens futuros”, não a imagem exata das coisas e, por isso mesmo, os sacrifícios que continuamente se oferecem a cada ano podem aperfeiçoar os que a eles se chegam (Hb.10:1).

OBS: “…Alguém já fez uma definição curiosa no tocante à função da Lei até que Cristo viesse, dizendo: • O pecado deforma; • A filosofia reforma; • A religião conforma; • A Lei informa; • Cristo transforma.…” (SILVA, Severino Pedro da. Hebreus: as coisas grandes e novas que Deus preparou para você, p.178).

- Esta afirmação do autor aos hebreus, que, lembremos, é fruto de entendimento dado pelo Espírito Santo (Hb.9:8), o único que pode discernir as coisas de Deus (I Co.2:9-11). Temos aqui, aliás, uma demonstração explícita das Escrituras que corrobora plenamente a chamada teologia dispensacionalista, bem como confirma toda a tipologia dela adveniente, a desmentir cabalmente aqueles que veem esta linha interpretativa, adotada pelas Assembleias de Deus, como uma “inovação” ou “invenção” do século XIX.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO