Adultos

Lição 8 - Uma aliança superior V

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - A supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

LIÇÃO Nº 8 – UMA ALIANÇA SUPERIOR

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INTRODUÇÃO

Nesta lição veremos a definição e o conceito da palavra aliança, e alguns de seus aspectos na carta aos Hebreus;destacaremos também algumas diferenças entre a antiga e a nova aliança; pontuaremos a superioridade da nova aliança; e por fim, mencionaremos alguns resultados da aliança que é superior.

I – DEFINIÇÃO E CONCEITO DA PALAVRA ALIANÇA

1.1 Definição. Do hebraico “berit”, e do grego “diatheke”, que basicamente significa tanto um “pacto”, como “último desejo e testamento” (HARRIS et al, 1998, p. 214). Uma aliança em linhas gerais, é: “um acordo ou um pacto feito entre duas ou mais pessoas, em que quatro elementos estão presentes: partes, condições, resultados e garantias” (WYCLIFFE, 2012, p. 61). No uso comum da palavra aliança, possui o significado de “um contrato celebrado entre duas pessoas” (Js 9.6; Jz 2.2; 1Sm 23.18); também era frequentemente usada para mostrar o relacionamento firmado entre Deus e o homem,omo na aliança após o dilúvio (Gn 9.12-17); com Abraão (Gn 17.4-9), bem como para com Israel (Dt 4.13,23). No NT muito especialmente, a palavra aliança é usada para apontar o novo relacionamento entre o homem e Deus, que foi possibilitado por meio da vida e morte de Jesus (Mt 26.28; Mc 14.24; Lc 22.20; 2 Co 3.6), usada frenquentemente pelo escritor aos Hebreus, para descrever este novo e melhor relacionamento (Hb 7.22; 8.6; 9,10; 12.24; 13.20).

1.2 Conceito bíblico. Curiosamente, segundo Barclay (2010, p. 43), a palavra grega comum para indicar uma aliança entre uas pessoas era: “suntheke”, usada, por exemplo, em um “contrato” de casamento, ou acordos entre Estados, sempre descrevendo uma aliança feita em pé de igualdade, acordo este que qualquer uma das partes poderia alterar; propositalmente o escritor usa o termo “diatheke”, visto que a palavra aliança em sua argumentação significa algo superior (Hb 8.6; 9.15). Deus e o homem não encontram-se em pé de igualdade, isto quer dizer que o Senhor em sua escolha e de acordo com sua graça, ofereceu a humanidade esse relacionamento, e que o homem não pode alterar, mudar ou anular suas cláusulas, mas somente receber ou recusar (Hb 8.9,10,11). As condições de um testamento não são feitas em pé de igualdade, mas sim, ditadas por uma pessoa e aceita por outra, que não pode alterá-las e que não as poderia ter feito.

II – ASPECTOS DA NOVA ALIANÇA

Embora o conceito de Nova Aliança seja encontrado em algumas passagens do AT (Ez 34.23-31; 37.24-28; Jl 2.12- 32), a expressão “nova aliança” propriamente dita, ocorre pela primeira vez no livro do profeta Jeremias: “Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá” (Jr 31.31) (TYNDALE, 2015, p.1300 – acréscimo nosso). Já no NT há quase dois terços das referências à nova aliança; nove das quatorze vezes estão na carta aos Hebreus, notemos a partir de algumas dessas referências, aspectos dessa nova aliança: (a) Jesus é o fiador e mediador da nova e superior aliança (Hb Hb 7.22; 8.6,8; 9.15; 12.24); (b) Deus é a fonte da aliança (Hb 8.10; 10.16); e, (c) o sangue de Cristo como fundamento da nova aliança (Hb 10.29; 13.20) (MERRYL, 2008, p. 213 – acréscimo nosso).

III – DIFERENÇAS ENTRE A ANTIGA E A NOVA ALIANÇA

A Antiga Aliança foi feita no deserto do Sinai entre Deus e a nação de Israel tendo Moisés como mediador (Êx 19; 24). Já a Nova Aliança foi feita por Cristo na cruz do Calvário entre Deus e a Igreja (Mt 26.28). Vejamos algumas diferenças entre ambas alianças, a fim de que possamos entender a superioridade de uma em relação a outra:

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