Adultos

Lição 3 - A superioridade de Jesus em relação a Moisés V

SUPERINTENDENCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - A supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES

COMENTÁRIO: SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PERNAMBUCO

LIÇÃO Nº 3 – A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A MOISÉS

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=BdjBnlVb1kY" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

INTRODUÇÃO

No capítulo três da Epístola aos Hebreus, o autor procura mostrar aos cristãos judeus que, embora Moisés tenha sido um ícone no AT, Cristo Jesus é superior a ele, quanto a natureza, função, aliança, missão e glória.

I – QUEM FOI MOISÉS

Moisés era filho de Anrão e Joquebede ambos oriundos da tribo de Levi (Êx 2.1). Era irmão de Arão e Miriã (1 Cr 6.3). Ele nasceu durante os amargos anos de escravidão do povo de Israel no Egito (Êx 1.1-14), que culminou no decreto de Faraó que ordenou a morte de todos os bebês do sexo masculino ao nascer (Êx 1.15-22). Seus pais o esconderam em casa e depois o colocaram no meio da vegetação, na margem do Nilo, dentro de um cesto de junco (Êx 2.2,3). A filha de Faraó saiu para banhar-se neste rio e quando viu o menino decidiu adotá-lo, contratando inclusive uma ama de leite, que por providência divina foi a mãe de Moisés (Êx 2.5-9). Quando o menino cresceu, Joquebede o trouxe a princesa, que colocou o nome dele de Moisés (Êx 2.10) que significa: “tirado das águas”. Por meio de sua esposa Zípora (Êx 2.21), Moisés teve dois filhos, Gérson e Eliezer. A este homem, Deus chamou para uma grande obra. Vejamos:

1.1 Um profeta. Após se revelar para Moisés na sarça, Deus o comissionou para falar ao povo de Israel como seu porta-voz.A expressão “Tu falarás tudo o que eu te mandar[...]” (Êx 7.2-a), evidencia isso. O próprio Moisés se declarou um profeta de Deus: “O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu [...]” (Dt 18.15).

O povo de Israel o via como profeta: “E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o SENHOR conhecera face a face” (Dt 34.10).

1.2 Um libertador. Quando se levantou um Faraó que não fez caso do bem que José fizera ao Egito, o povo hebreu começou a padecer, debaixo de escravidão (Êx 1.8-11). Oprimido, o povo clamou a Deus e Ele os ouviu. No tempo certo, Deus se revelou a Moisés e o chamou para por meio dele libertar o povo de Israel da opressão egípcia: “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito” (Êx 3.10). Embora Faraó recusasse diversas vezes soltar o povo de Israel, por meio de grandes castigos, Deus puniu o Egito até chegar no ponto que este líder liberou o povo de uma vez por todas (Êx 9.14; 12.31,32).

1.3 Um legislador. A palavra “legislador” significa: “aquele que promulga a lei”. No AT o termo é usado para descrever alguém que torna públicos os decretos do Senhor. A Bíblia descreve Moisés como o doador da lei, o instrumento e agente de Deus que concedeu ao povo hebreu a Sua Lei (Êx 24.12; 31.18; 32.15,16; Lv 26.46). Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de “Lei de Moisés” (Js 23.6; 1 Re 2.3; Ed 3.2; Ne 8.1; Dn 9.11; Ml 4.4). O NT também também se refere assim: “Porque a lei foi dada por Moisés [...]” (Jo 1.17). Veja ainda (Jo 7.19; 13.39; Hb 10.28).

1.4 Um mediador. A expressão “mediador” significa: “que serve de intermediário, elo” (HOUAISS, 2001, p. 1876). O AT associa Moisés com a aliança e a revelação no monte Sinai (Êx 19.3-8; 20.18,19). Literalmente, ele é chamado de medianeiro (Gl 3.19). Moisés mediou até mesmo quando o povo pecou, intercedendo por eles (Êx 32.11-14).

II – A RELAÇÃO DE MOISÉS COM JESUS

2.1 Moisés prefigurou Cristo (Hb 11.25,26). A expressão “prefigurar” significa: “representar o que está por vir” (HOUAISS, 2001, p. 2284). Algumas pessoas do AT prefiguraram Cristo e uma delas foi Moisés. Sua história assemelha-se a de Cristo em muitos detalhes. Vejamos:

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL (FORNECIMENTO DO MATERIAL) - PROF. PAULO AVELINO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.