Adultos

Lição 9 - Arrependimento e fé para a salvação II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MONTE TABOR/IMPERATRIZ-MA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Adultos - A obra da salvação: Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida

COMENTARISTA: CLAITON IVAN POMMERENING

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 9 – ARREPENDIMENTO E FÉ PARA A SALVAÇÃO

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=Gm_60dhECpg&list=PL9TsOz8buX1-oYCLuHvNTJY4vt6Y-RlRB" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

...

Efésios 2: 8. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus

- A fé ai é individual e pessoal. O que não vem de nós e é dom de DEUS é a graça (JESUS morrendo por nós). VEJA - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos 6:23

Para os calvinistas a fé para ser salvo vem de DEUS, então, quem DEUS não der fé para ser salvo está condenado. Então, de acordo com o calvinismo o culpado de alguém não ser salvo é DEUS. Para eles DEUS já escolheu quem vai ser salvo e quem vai para oinferno desde a fundação do mundo. Assim, o culpado de alguém não ser salvo é DEUS.

E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? Mateus 14:31 FOI DEUS QUEM DEU POUCA FÉ A ELE OU A FÉ É DELE?

E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. Mateus 8:26 FOI DEUS QUEM DEU POUCA FÉ A ELES OU A FÉ É DELES? E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã. Mateus 9:22 ** TUA FÉ - FÉ DA MULHER

E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. Marcos 10:52

Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã. Mateus 15:28 - GRANDE É TUA FÉ - FÉ DA MULHER.

A Obra Salvífica de CRISTO - Daniel B.Pecota (TEOLOGIA SISTEMÁTICA STANLEY M. HORTON)

O Arrependimento e a Fé

O arrependimento e a fé são os dois elementos essenciais da conversão. Envolvem uma "virada contra" (o arrependimento) e uma "virada para" (a fé). As palavras primárias, no Antigo Testamento, para expressar a ideia de arrependimento são shuv ("virar para trás", "voltar") e nicham ("arrepender-se", "consolar"). Shuv ocorre mais de cem vezes no sentido teológico, seja quanto ao desviar-se de DEUS (1 Sm 15.11; Jr 3.19), seja no sentido de voltar para DEUS Qr 3.7; Os 6.1). A pessoa também pode desviar-se do bem (Ez 18.24, 26) ou desviar-se do mal (Is 59.20; Ez 3.19), isto é, arrepender-se. O verbo nicham tem um aspecto emocional que não fica evidente em shuv; mas ambas as palavras transmitem a ideia do arrependimento.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Fonte: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao9-aods-4tr17-arrependimento-e-fe-para-a-salvacao.htm Acesso em 21 nov. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.