Lição 1 - O que é uma sociedade I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Adolescentes: Vivendo em sociedade

COMENTARISTA: TELMA BUENO

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 1 – O QUE É UMA SOCIEDADE

Ao Mestre

Amado (a) pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo estamos iniciando mais um Trimestre, cujo tema vem de encontro à necessidade de nossos adolescentes: “Vivendo em sociedade”.

Ser professor de EBD da faixa etária de adolescentes requer muito mais que disposição. Requer muita dedicação e oração para que se possa atingir os corações desse grupo tão complexo em suas necessidades, pois estão em mudanças físicas e psicológicas.

É fundamental que o professor (a) reveja seus conceitos, mantendo-se nos princípios da Palavra de Deus, é claro. Mas que revise seus métodos; se aprimore, dedique-se verdadeiramente à pesquisas e na oração a cada aula que venha a preparar. Nesse período em que vivemos, a pós-modernidade, onde temos uma verdadeira avalanche de informações à disposição na internet, e outros meios de comunicação, mais do que nunca os professores precisam de aprimoramento, nossos adolescentes querem aulas dinâmicas, e cobram conhecimento prático.

Por essa razão preparemo-nos, com afinco e dedicação, sejamos zelosos, investigativos e criativos, mas acima de tudo roguemos à Deus a capacidade que necessitamos para desempenhar nossa função, e no poder do Espírito Santo vencermos os desafios, para que nossos alunos sejam alcançados pela Palavra de Deus, tornando-se servos fiéis e dedicados, expandindo o reino dos céus. Deus vos abençoe.

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:

Compreender que para ser fiel a Deus não precisamos estar alienados do social, desde que nos mantemos obedientes aos ensinos contidos na Palavra de Deus. Saber contrastar e definir os valores sociais com as Escrituras, portando-se com equilíbrio e decência em nosso convívio social.

Para refletir

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2a - NTLH).

Brilhar como estrelas no céu escuro. É assim que deve ser nossa vida, nosso comportamento, em contraste com os que ainda não aceitaram a Cristo como Salvador. Devemos viver de forma semelhante como Cristo viveu na terra.

Texto Bíblico em estudo: Jo 17.15-19.

O que é uma sociedade

Em Sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. A sociedade é o objeto de estudo das ciências sociais, especialmente da Sociologia.

Em Biologia, sociedade é um grupo de animais que vivem em conjunto, tendo algum tipo de organização e divisão de tarefas, sendo objeto de estudo da Sociobiologia.

Uma sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associação amistosa com outros".

Societas é derivado de socius, que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social. Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesses ou preocupação mútua sobre um objetivo comum. Sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico.

Pessoas de várias nações unidas por tradições, crenças ou valores políticos e culturais comuns, em certas ocasiões também são chamadas de sociedades (por exemplo, Judaico-Cristã, Oriental, Ocidental etc.). Quando usado nesse contexto, o termo age como meio de comparar duas ou mais "sociedades" cujos membros representativos representam visões de mundo alternativas, competidoras e conflitantes.

i) Pluralidade: Não existe um padrão, uma forma, uma uniformidade, uma antropologia, mas projetos antropológicos, uma variedade de projetos, resultando em contradições e fragmentos. “A tolerância, ao lado do pluralismo, é outro valor básico”.

j) Novidade: O homem pós-moderno é aberto, criativo, não preso a formas e tradições, identificadas como “velhas” e “ultrapassadas”. A novidade não está somente em dar forma nova ao tradicional, mas criar algo genuinamente autêntico e com tom moderno.

e) Imersão no universo: O homem moderno se descobre imerso num universo maior que o circunda. Sente-se parte dele e tem a tendência a deixar-se levar pelos ventos. Suas fraquezas encontram nas forças da natureza justificativa plausível e desfruta os prazeres como partes do seu instinto.

Acomodar para não incomodar?

Atualmente, são poucos os estudos direcionados ao comportamento de um jovem cristão em meios seculares. Vários escritores despontam na mídia internacional com estudos sobre a educação temporal, contudo, ainda são escassos os materiais que possam ajudar um jovem cristão a "enfrentar" o mundo cognitivo. Mas o que a Palavra de Deus nos ensina?

Que o adolescente, o jovem e o adulto que professam amar a Deus e obedecer à verdade devem possuir aquele grau de domínio próprio e força dos princípios bíblicos que os habilite a ficar inabaláveis em meio às tentações, e a erguer-se por Cristo no colégio, nas casas em que estiverem, ou onde quer que se encontrem. A religião não é para ser usada apenas como uma capa na casa de Deus; os princípios religiosos devem caracterizar a vida inteira, deve mostrar onde estivermos que somos um povo diferente, especial, zeloso de boas obras (Tt.2.14).

Os que estão bebendo da fonte da vida não hão de, à semelhança dos mundanos, manifestar um ansioso desejo de novidades e prazeres. Em sua conduta e caráter, manifestarão tranqüilidade, paz e ventura que encontraram em Jesus, mediante o colocar diariamente aos Seus pés as suas duvidas e preocupações. Mostram que, no caminho da obediência e do dever, há contentamento e mesmo alegria. Tais pessoas exercerão sobre seus colegas uma influência que se fará sentir em toda a escola.

Um jovem sincero, consciencioso e fiel numa escola é um inestimável tesouro. O pai Celestial contempla-o amorosamente, e no Livro do Céu se acha registrada cada obra de justiça, cada tentação resistida e cada mal subjugado. Ele está deitando um firme fundamento para o tempo por vir, afim de poder alcançar a vida eterna.

Da juventude cristã depende, em grande medida, a conservação e a perpetuidade das instituições planejadas por Deus como meio de fazer progredir Sua obra. Não houve jamais uma época em que tão importantes resultados dependessem de uma geração. Quão importante, pois, que a juventude esteja habilitada para esta grande obra, a fim de que Deus Se possa dela servir como instrumento! Lembrando sempre de que os direitos do Criador em nossa vida, devem estar acima de todos os demais.

Conclusão

É isso que Deus espera do adolescente cristão. Que se mantenha nos princípios da Palavra de Deus. Que não se deixem levar por “isso” ou “aquilo” que surge e passa. Mas que permaneçam n'Ele, que aprendam d'Ele, que entreguem suas vidas à Ele. Se assim fizerem, verdadeiramente serão estrelas brilhando no céu escuro do pecado que há neste mundo.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva