Adolescentes

Lição 13 - O jovem pastor II

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Adolescentes: Adolescentes da Bíblia

COMENTARISTA: LILIAN BIORK

COMENTARISTA: SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 13 – O JOVEM PASTOR

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: O Jovem Pastor.

- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um rapaz por nome Timóteo.

- Façam um breve resumo sobre a história de Timóteo.

- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, apliquem a dinâmica “Quem é você?”, que possibilitará a oportunidade de conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia de quem é o jovem Timóteo.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Quem é você?

Objetivo: Conhecer melhor os alunos, contextualizando o estudo sobre o jovem Timóteo.

Material:

01 folha de papel ofício para cada aluno

Vários lápis coloridos

Adesivos variados

Procedimento:

– Estudamos sobre quem é Timóteo e sua chamada, mas agora que tal conhecer quem é você?

– Orientem para que cada aluno escreva ou desenhe quem ele é. Por exemplo:

Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele

Idade

Apelido

Onde estuda e que ano faz

O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.

O que deseja fazer no futuro

Quais atividades participa na Igreja

Telefone, email, facebook

Um acontecimento importante

O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.

- Depois, os alunos devem socializar com os colegas o que colocaram no papel.

- Os professores devem recolher todas as folhas que os alunos preencheram, guardá-las para alguma consulta posterior.

Por Sulamita Macedo.

Fonte:http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2017/06/adolescentes-curriculo-do-ano-1_18.html Acesso em 19 jun. 2017.

Nossos Canais

  • Portal Escola Dominical
  • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    

Quem está online?

Temos 80 visitantes e Nenhum membro online

Copyright © 2003 - 2017 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.