Adolescentes

Lição 12 - Eu? A mãe do Salvador? III

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Adolescentes: Adolescentes da Bíblia

COMENTARISTA: LILIAN BIORK

COMENTARISTA: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 12 – EU? A MÃE DO SALVADOR?

INTRODUÇÃO

Maria, mãe de Jesus, foi uma mulher escolhida especialmente por Deus para trazer ao mundo na forma humana o Salvador da humanidade e por isso foi uma mulher agraciada e bem aventurada. Nesta lição veremos a história de Maria, a sua missão no plano de salvação de Deus para a humanidade, bem como, algumas virtudes do caráter de Maria.

I – AGRACIADA

Maria, mãe de Jesus, nascida na cidade de Belém, tinha como esposo José, da genealogia do rei Davi, onde formaram uma prole de 5 filhos ( Jesus, Tiago, José, Simão, e Judas) e diversas filhas cujos nomes a Bíblia não menciona.( Lc 3:23;31-32; Mt 13:53-58)

Maria, era uma mulher modesta, humilde, reservada e de caráter moral idôneo, pois foi a escolhida para conceber o Filho de Deus em seu ventre e dar a luz a Jesus. Foi o anjo Gabriel quem anunciou a predição do nascimento de Jesus a esta mulher que teve a honradez e coragem em atender ao seu chamado, sendo o instrumento que nobremente trouxe a este mundo na forma humana o Salvador da humanidade(Lc 1:26-38).

Demonstrando ainda a sua responsabilidade e excelência de caráter, Maria assumiu em toda a vida pública de Jesus uma papel secundário de apoio incondicional além de seu ofício maternal, porém, o mais sublime exemplo dela para todos nós foi a adoração e obediência desta serva a Deus e por isso é considerada bem aventurada. (Lc 1:46-55).

II - SOFREU HUMILHAÇÕES

Maria foi a mulher escolhida para trazer a este mundo na forma humana e ao mesmo tempo divina o Salvador da humanidade se consumando aí a promessa de Deus para Adão e Eva relativo a semente da mulher que seria ferido no calcanhar, mas esmagaria a cabeça da serpente. (Gn 3:15)

Esta promessa contida em Gn 3:15 reescrita na ótica da salvação seria: "Satanás sempre será contra o homem e contra Cristo procurando destruí-los ou matá-los, porém, Cristo pisará na cabeça de Satanás condenando-o eternamente a viver amarrado no lago de fogo e enxofre, livrando de suas malignas mãos os homens condenados eternamente a viverem afastados de Deus, mas que agora podem se reconciliar e alcançar a Salvação e vida eterna em Cristo Jesus e para isso, Jesus, descendente de mulher, será ferido de morte e morte de cruz, na cruz do Calvário, para a salvação da humanidade. (Mt 26:6-13)

Para relatarmos a historicidade de Maria, mãe de Jesus, na Santa Bíblia podemos mencionar os seguintes acontecimentos com as suas respectivas virtudes de caráter para cada acontecimento:

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/notas_2t_2017_adolescentes_lic3a7c3a3o_12_eu_-a-mc3a3e-do-salvador.pdf Acesso em 13 jun. 2017.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.