Adolescentes

Lição 10 - Não recuamos I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Adolescentes: Adolescentes da Bíblia

COMENTARISTA: LILIAN BIORK

COMENTARISTA: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 10 – NÃO RECUAMOS

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a conscientizar-se de mesmo atualmente sofremos imposições sociais quanto a nossa confissão de fé. E diante de tais barreiras precisamos manter posição de fidelidade e amor à Deus.

Para refletir

“Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei". (Dn 3.17 - NVI).

A fidelidade desses três jovens não estava baseada apenas em benefícios recebidos, mas no amor a Deus. Atualmente vemos muitos que, apesar de estar membrado nas igrejas, buscam apenas benefícios materiais, se esquecendo de ser fiéis, mesmo que custe a própria vida. Pois o maior beneficio já recebemos - o direito a viver na eternidade.

Texto Bíblico: Dn 3.1-30

Três jovens fiéis

Em Daniel 3, lemos acerca de três jovens, Sadraque, Mesaque e Abednego. Esses juntamente com Daniel, tinham sido nomeados para posições de autoridade na província de Babilônia (Dn 2.49). Eram judeus piedosos (que servem a Deus com fidelidade e amor), a quem Deus havia dado "o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria" (Dn 1.17), e os nomeou para esses cargos de autoridade. Devido à sua posição, eles provavelmente desfrutavam de muitas coisas que não só os judeus, mas também a maioria dos babilônicos não desfrutavam.

No entanto, um dia a situação mudou. O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro pedindo a todos para adorá-lo. Todos no reino tinham que adorar esta imagem e se alguém desobedecesse, seria queimado em uma enorme fornalha de fogo.

Assim, Sadraque, Mesaque e Abednego enfrentaram este desafio. O que vocês acham que eles fariam? Será que seguiriam a ordem do rei, defendendo suas vidas, suas bênçãos, suas famílias, suas posições e, em seguida, provavelmente, pediriam "perdão" a Deus, ou eles obedeceriam à Sua Palavra, nunca curvando-se a esse ídolo?

Daniel 3.8-12 nos diz que eles escolheram a segunda opção. Ao se recusarem a adorar eles foram denunciados e em seguida aprisionados. Ao serem conduzidos perante ao rei, se mostravam tranquilos e confiantes.

O rei embora estivesse muito zangado com eles, decidiu dar-lhes mais uma oportunidade. E disse-lhes:

"Vou mandar tocar novamente a musica, e ao ouvi-la, deverão se encurvar diante da estatua que fiz, como todos estão fazendo. Mas se você não a adorardes, sereis lançados imediatamente no meio de uma fornalha de fogo ardente. E quero ver quem é o deus que livrará vocês de minhas mãos."

Sadraque, Mesaque e Abednego, respondendo, disse ao rei:

" Ó Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este assunto. Se assim é, o nosso Deus a quem servimos é capaz de nos livrar da fornalha de fogo ardente. Ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se Ele não quiser nos livrar, sabe, ó rei, que mesmo assim, não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que erguestes."

Sadraque, Mesaque e Abednego havia determinado que não iriam de forma alguma adorar esse ídolo. Embora eles soubessem que Deus poderia livrá-los, eles não o consideraram como certo. Eles obedeceram a Deus incondicionalmente, e até mesmo se Ele não os livrasse ("Mas se não") eles ainda não adorariam o ídolo do rei. Não serviam a Deus apenas quando era conveniente e proveitoso - eram fiéis porque O amavam com todo o ser.

Essa resposta deixou o rei mais irritado ainda, e ele mandou aquecer ainda mais a fornalha. Sadraque, Mesaque e Abede-nego foram imediatamente lançados lá. A fornalha estava tão quente, que os soldados que os lançaram nas chamas, morreram queimados (Dn. 3.22).

No entanto, algo inesperado surpreendeu o rei e seus conselheiros: em vez de serem queimados instantaneamente, viam que Sadraque, Mesaque e Abede-nego estavam andando em meio às chamas, não sozinhos, mas junto com alguém cuja forma era "como a de um Filho de Deus" (Dn 3.25)!

Imediatamente, o rei mandou tirá-los de lá. Falou Nabucodonosor, dizendo:

" Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram Nele, e eles não temeram a minha palavra como rei, preferindo entregar os seus corpos, ao invés de servirem e adorarem algum outro deus senão o seu Deus! Portanto, faço um decreto que qualquer povo, nação ou língua que fale contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-nego devem ser cortados em pedaços, e as suas casas sejam feitas um monturo; porque não há outro Deus que possa livrar assim."

Que maravilha!!! O nome de Deus foi glorificado. Muitos atualmente pensam que ser adorador é só cantar, estão muito enganados. Ser adorador é servir a Deus em espírito e em verdade, é ter uma vida de retidão e justiça, para que através de nosso viver diário, Deus seja glorificado.

E depois do ocorrido, o rei Nabucodonozor fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-nego ainda mais do que já eram, na província de Babilônia.

Aplicação da Lição

Enfatize aos seus alunos que às vezes, o nosso foco em passagens como estas estão nas bênçãos e livramentos de Deus. E sim, elas devem ter a nossa atenção. No entanto, o que quero destacar é a obediência desses três homens, e especialmente o fato de que era incondicional.

Realmente, esses rapazes obedeceriam a Deus se Ele os livrasse, mas também se Ele não os livrasse. Aplicando isso para nós, devemos obedecer a Deus incondicionalmente, e decidirmos nos submeter completamente a Ele. É a submissão incondicional que é a fonte de nossa obediência. Claro que Deus pode nos livrar, mas ainda assim nossa obediência não deve ser com base nesta ou em qualquer outra condição. Deve ser incondicional.

Fontes Consultadas:

BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.