Adolescentes

Lição 8 - Fazendo a diferença III

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Adolescentes: Adolescentes da Bíblia

COMENTARISTA: LILIAN BIORK

COMENTARISTA: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 8 – FAZENDO A DIFERENÇA

INTRODUÇÃO

Josias cujo nome significa "Deus suporta" foi o décimo sexto rei de Judá (reino do sul), foi um grande rei temente a Deus que fez a diferença no meio de seu povo. Nesta lição estudaremos sobre como ocorreu a cisão do reino unificado de Israel, as reformas religiosas feitas pelo rei Josias e a misericórdia de Deus em poupar Josias de ver Judá em cativeiro na Babilônia.

I – A INSTABILIDADE POLÍTICA DE JUDÁ

O rei Salomão gradativamente em seu reinado afasta-se de Deus e morre, tendo em sua linha sucessória Roboão, seu filho, porém, por conta da negativa de baixar os impostos a pedido do povo, 10 tribos se revoltam sob o comando de Jeroboão contra Roboão e formam o reino do norte, denominado Israel, cuja capital foi estabelecida em Samaria, e 2 tribos (Judá e Benjamim) sob o comando de Roboão formam o reino do Sul, denominado Judá, cuja capital foi estabelecida em Jerusalém.(1 Rs 12:1-20)

Estava consumado a divisão dos israelitas e a partir deste momento o que se seguiu com raras exceções foram reinados de sucessivos reis que se afastaram de Deus adorando deuses estranhos e pagãos o que gerou no povo uma total depravação moral e espiritual.Surge então um rei temente a Deus que teve a disposição de fazer a diferença diante daquela sociedade judaica depravada e com determinação promoveu as mudanças necessárias para se voltar de corpo, alma e espírito para o Senhor.

II - UM REI JOVEM E TEMENTE A DEUS

Josias foi um rei temente a Deus que se tornou monarca com apenas 8 anos de idade e governou Judá por 31 anos, seu pai se chamava Amom e sua mãe Jedida, nasceu em Jerusalém. Josias promoveu profunda reformas especialmente a religiosa, tendo sido o melhor e último rei de Judá que temia a Deus.

Josias fez uma grande diferença na vida espiritual de seu povo. (2 Rs 22:1-2; 2 Rs 21:24; 2 Rs 23:25)

O rei Josias morreu em um campo de batalha no vale do Megido tendo sido atingido por flechas do exército egípcio sob o comando do rei Neco, isto porque desobedecera ao Senhor, quando o rei Neco da parte de Deus dissera que não estava ali para guerrear contra Josias. (2 Cr 35:20-24)

O profeta Jeremias compôs uma lamentação em honra a Josias. O povo de Judá tinha uma profunda gratidão ao rei Josias por causa de seus atos de bondade e de obediência a Lei do Senhor. (2 Cr 35:25-27)

III - PURIFICANDO O ALTAR: O AVIVAMENTO

Podemos destacar os seguintes feitos do governo de Josias em Judá:

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/04/notas_2t_2017_adolescentes_lic3a7c3a3o_8_fazendo-a-diferenc3a7a.pdf Acesso em 19 maio 2017.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.