Lição 7 - Vista-se do que é bom II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Adolescentes: Aprendendo com as cartas

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 7 – VISTA-SE DO QUE É BOM

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: Vista-se do que é bom.

- Depois, utilizem a dinâmica “Corpo e Mente”.

Tenham uma excelente e produtiva aula

Dinâmica: Corpo e Mente

Objetivos:

Refletir sobre atitudes negativas quanto ao corpo e a mente.

Promover mudança de comportamento.

Material:

01 folha de papel madeira

01 rolo de fita adesiva

¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno

01 saco para lixo

Procedimento:

- Fixem esta folha no quadro.

- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.

- Peçam para que os alunos escrevam ações que normalmente as pessoas praticam quanto ao corpo e mente, que precisam ser melhoradas tanto a nível pessoal, familiar e na Igreja, no relacionamento com os colegas na escola e na internet.

- Peçam para que os alunos fixem os papéis no desenho corporal.

- Depois, leiam: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:1-3).

- Solicitem para que os alunos retirem e coloquem na lixeira os papéis contendo estas atitudes apontadas por eles. Colocar na lixeira significa a retirada, o descarte daquilo que não serve para o cristão, simbolizando a limpeza, a pureza, a santidade requerida para os salvos.

- Agora, falem: Já que foram retiradas as coisas inadequadas, então vamos agora escrever dentro do corpo aquilo que deve permanecer: o que é bom e apropriado para o cristão.

- Para finalizar, leiam:

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2018/11/adolescentes-curriculo-do-ano-2_12.html Acesso em 12 nov. 2018