Adolescentes

Lição 2 - A manifestação da graça de Deus I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Adolescentes: Aprendendo com as cartas

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 2 – A MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:

 Interar-se do tema da Epistola aos Romanos; conscientizar-se que a salvação é única e exclusivamente pela graça de Deus; saber distinguir o que é misericórdia e graça divina.

Para refletir

“Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!” (Rm 5.15 – ARC)

A vida eterna é um dom gratuito, ou seja, uma dádiva de Deus por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Você não pode comprar a vida eterna, e com certeza não a merece, mas ela é oferecida como um Dom Gratuito. O apostolo Paulo reitera esse ensino que a vida eterna com Deus de grátis.

“Porque pela graça sois salvo, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”. (Ef. 2.8,9))

Nenhum homem poderá estar diante de Deus na eternidade, e se gloriar que “comprou” sua entrada no céu. Ao contrário, todas as pessoas no céu estarão ali somente por causa do Dom Gratuito de Deus, que Jesus obteve com sua morte em nosso lugar na cruz. Como posso receber esse dom gratuito da vida eterna? Em (At. 16.25,33), o carcereiro perguntou a Paulo, “O que devo fazer para que seja Salvo?” Paulo respondeu: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa”.Você precisa crer em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal.

Texto Bíblico: Rm. 5.12-21.

Introdução

Este estudo inicia-se a respeito da epístola de Paulo aos Romanos, diante até da importância que este livro tem para a compreensão da vida cristã, vez que se trata da carta doutrinária mais bem elaborada do apóstolo Paulo e que, não sem motivo, ao longo da história da Igreja tem sido um dos mais discutidos textos por parte dos estudiosos.

As doutrinas da santificação e da justificação que se encontram embutidas na epístola e cujo estudo, como nunca, nos dias trabalhosos em que vivemos, se faz necessário.

Paulo, ao escrever sua carta à igreja que se encontrava em Roma, tomou como tema a justificação pela fé. Inspirado pelo Espírito Santo, o apóstolo, a partir da expressão do profeta Habacuque, de que o justo viveria pela fé (Hc.2.4), constrói toda a explanação do que consiste a boa nova, o evangelho da salvação do homem na pessoa de Cristo Jesus.

Ao lermos a epístola aos Romanos, vemos qual a condição do homem diante de Deus por causa do pecado e como o Senhor, na Sua infinita graça e misericórdia, proporciona a salvação em Cristo e como esta salvação transforma a criatura humana, tornando-a um filho de Deus, um ser separado e livre do pecado, pronto a servir ao Senhor e a ser inundado pelo amor divino que foi o motor de todo este glorioso processo.

Na atualidade, muitos não compreendem o que é a salvação e como ela se opera na vida do homem. Ao estudarmos a epístola aos Romanos, com foco na doutrina da salvação (chamada pelos teólogos de “soterologia”), teremos condição de compreender aquilo que já sentimos e usufruímos e, assim, poder louvar a Deus com a profundidade das riquezas da sabedoria e da ciência de Deus, assim como fez o próprio apóstolo, enquanto escrevia esta carta (cf. Rm.11.33-36).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF.ª JACIARA DA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.