Adolescentes

Lição 1 - Cartas paulinas para hoje I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Adolescentes: Aprendendo com as cartas

COMENTARISTA: RAFAEL LUZ

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 1 – CARTAS PAULINAS PARA HOJE

Ao Mestre

Prezado (a) estamos iniciando o quarto trimestre de 2018, e foi grande minha alegria ao tomar conhecimento de nosso Tema – “Aprendendo com as cartas”. Vinte e um dos vinte e sete livros que formam o Novo Testamento pertencem ao gênero epistolar. São cartas escritas com a finalidade de dirigir, aconselhar e instruir nos seus primeiros desenvolvimentos as igrejas recém-formadas ou para ajudar os responsáveis por pastoreá-las e administrá-las.

Como consequência de tal necessidade, o anúncio do evangelho, basicamente oral no princípio, teve de ser suplementado não muito tempo depois pela comunicação por carta. Isso tornou possível aos pregadores continuar o seu labor de extensão missionária sem por isso abandonar a atenção às igrejas já estabelecidas.

Epístolas Paulinas é como são conhecidas o conjunto de cartas do apóstolo Paulo reunidas no Novo Testamento.

Paulo escreveu as epístolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as máximas cristãs. As cartas relacionadas a seguir (conhecidas como Corpus Paulinum) são aquelas que tradicionalmente são atribuídas a Paulo:

• Romanos

• 1 Coríntios

• 2 Coríntios

• Gálatas

• Efésios

• Filipenses

• Colossenses

• 1 Tessalonicenses

• 2 Tessalonicenses

• 1 Timóteo

• 2 Timóteo

• Tito

• Filémon

Prepare as lições, ore e coloque-se à disposição do Espírito Santo e o SENHOR fará abundar em ti a unção que precisas para conduzir seus alunos a Cristo.

Deus vos abençoe!

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa aprender um pouco sobre o apóstolo Paulo e a atualidade de seus escritos.

Para refletir

“Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana. Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação." (Gl 1.11,12 - NVI).

Texto Bíblico: Gl 1.6-12.

Um homem por nome Paulo

Paulo de Tarso, também conhecido como Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso ou São Paulo, nasceu em Tarso, na Cilícia, território atual da Turquia. Seus pais, embora judeus, gozavam dos privilégios da cidadania romana. No momento da circuncisão, recebeu dois nomes: Saulo - hebreu e Paulo - romano.

Os primeiros anos de vida passou no seio da comunidade judaica. Seu pai, membro da seita religiosa dos fariseus, faz com que frequente a escola da sinagoga. Em 29, numa viagem a Jerusalém, de significado patriótico e religioso, estuda no templo de Salomão. Persegue as comunidades cristãs e participa do apedrejamento de Estêvão, um dos seguidores de Jesus.

Em uma missão de perseguição aos cristãos, a caminho de Damasco, na Síria, Saulo viu uma grande luz e ouve uma voz que lhe questiona o motivo de sua perseguição. Saulo estava cego e permanece três dias em oração. A mando do Senhor Jesus, o discípulo Ananias vai ao encontro de Paulo, põe a mão em sua cabeça e no mesmo instante recobra a visão e sua conversão ao cristianismo foi instantânea.

Entre 45 e 48, Paulo realiza sua primeira expedição missionária. Entre 50 e 62, Paulo se retira para o deserto e escreve suas epístolas, 13 das quais conseguiram sobreviver. Tornou-se um dos principais difusores do Cristianismo, principalmente entre os gentios. Suas cartas formaram uma seção fundamental do Novo Testamento.

Em 58, Paulo é preso em Jerusalém e enviado para Roma, onde seria julgado por um tribunal de César. Salvo em um naufrágio, permanece em prisão domiciliar. Em 67, é novamente preso e decapitado nos arredores de Roma.

A atualidade dos escritos paulinos

As Epístolas paulinas são um verdadeiro legado deste Apóstolo fiel servo de Deus. Não são tratados de teologia, mas respostas a situações que se apresentavam nas igrejas. Entretanto não se deve diminuir seu valor de transmissão do “evangelho” de Paulo.

Nelas podemos enxergar a entrega incondicional de um homem a Deus, que sabe ser seu único e verdadeiro bem (Fl 3.7). As suas cartas demonstram seus sentimentos a cada comunidade cristã ou colaborador que escreve. Seja uma exortação dura (Gálatas), um profundo agradecimento (Filipenses) ou ma grande decepção (Coríntios).

A mensagem principal de sua pregação é o querigma, consistindo no Cristo morto e ressuscitado conforme as Escrituras (Gl 3.1). É o apóstolo dos gentios (Gl 1.16), na sua linha universalista.

Seus escritos ocupam a maioria do cânon do Novo Testamento.Percebemos daí a importância desse Apóstolo para a consolidação da Doutrina da Igreja Primitiva. E não é diferente na atualidade. As cartas paulinas fazem parte do canôn exatamente por ser de inspiração divina, por essa razão é sempre atual para a igreja de Cristo e para toda a humanidade.

Conclusão

Paulo usa seu discurso com a função de criar dentro da comunidade a crença em Jesus como o Cristo, o messias esperado e agora revelado, ele afirma isso e diferencia a sabedoria humana utilizada tanto por gregos como judeus e exalta a sabedoria espiritual que aceita esse fato (1 Co 1.21-25). Porém Paulo não abandona, de forma alguma, os ensinamentos judaicos, ele reelabora as profecias judaicas, várias vezes com o uso de textos judaicos que tratam da expectativa messiânica, mas atestando que o cumprimento dessa profecia ocorre com a crucificação e ressurreição de Jesus.

Paulo se esforça em fazer com que todos compreendam e aceitem que Jesus é o Messias. Seu discurso estabelece normas para a vida dentro do mundo romano. Não que seu interesse primordial fosse criar uma série de restrições como as encontradas no judaísmo, fato esse que não combinaria com a característica acolhedora do cristianismo primitivo, mas com práticas morais e ideológicas que se fundamentam na religiosidade e espiritualidade da igreja cristã como Corpo de Cristo.

Fontes Consultadas:

• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.