Adolescentes

Lição 4 - Paulo: um agente histórico da Igreja I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Adolescentes: História da igreja para adolescentes

COMENTARISTA: SÉRGIO DE MOURA ANDRÉ

COMENTÁRIO: JACIARA DA SILVA

 

LIÇÃO Nº 4 – PAULO: UM AGENTE HISTÓRICO DA IGREJA

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender a vida zelosa de Saulo e a transformação de sua vida a serviço do Evangelho.

Para refletir

“Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel." (At 9.15 - NVI).

Texto Bíblico: Fp 3.5-11.

Paulo de Tarso

Sobre os primeiros anos de sua infância, Paulo diz muito pouco. Ele é extremamente lacônico ao falar de suas origens. Sempre que o faz é para justificar seu ministério e seu trabalho pastoral (2 Cor 11.22; Rm 11.1; Fl 3.4-5). Assim, para Paulo mais importante que sua história pessoal, era anunciar o Evangelho.

De próprio punho, ele diz acerca de si mesmo que é hebreu, israelita (2 Cor 11,22; 11,1; Fl 3,5) e pertence a tribo de Benjamin (2 Cor 11.22; Rm 11.1; Fl 3.4-5). A insistência em afirmar que é judeu de Israel, denuncia que Paulo, embora não sendo criado em Jerusalém – portanto, da diáspora – era um judeu convicto, descendente de família israelita. Sua origem é confirmada do ponto de vista religioso-juridico quando afirma que fez a circuncisão ao oitavo dia (Fl 3.4). Somente, judeus que respeitavam as tradições de Israel, fariam a circuncisão fora de Jerusalém.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF.ª JACIARA DA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.