Adolescentes

Lição 8 - Ouvindo os pais ou os amigos? II

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Adolescentes: a família cristã

COMENTARISTA: JÔNATAS PACHECO

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 8 – OUVINDO OS PAIS OU OS AMIGOS?

Professoras e professores, observem estas orientações:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: Ouvindo os pais ou os amigos?

- Para introduzir o estudo, apliquem a dinâmica “A Pressão”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Pressão

Objetivo: Refletir sobre a importância do diálogo na família, do ensino de valores cristão no lar e na Igreja, em oposição à pressão dos colegas não crentes.

Material: 10 bexigas

Procedimento:

- Dividam a turma em 02 grupos.

- Para o grupo 01, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões valores que a família ensina para os filhos.

- Para o grupo 02, orientem para fazer um círculo e distribuam 05 bexigas, peçam para que encham e em seguida eles devem escrever nos balões o que os colegas dizem para que eles façam.

- Depois, o grupo 01 deve fazer um círculo que não deixe brecha. Os balões devem ficar dentro do círculo e os componentes vão defender seus valores, não deixando que pessoas do grupo 02 penetrem e/ou coloquem outras bexigas com outros valores.

- O grupo 02 deve fazer um círculo ao redor do grupo 01. Seu objetivo é romper o círculo do grupo 01 e colocar outras bexigas com valores diferentes.

- Depois da realização dessa atividade, perguntem:

O que podemos tirar de lição com esta atividade?

Como foi o ataque e a defesa dos dois grupos?

Quais as dificuldades para defender os valores?

Como o grupo 01 se sentiu pressionado pelo grupo 02?

- Depois, peçam para que eles leiam quais os valores do grupo 01(família) e do grupo 02(amigos).

- Para finalizar, enfatizem a importância do tempo que os pais precisam ter para dialogar com seus filhos, como também a importância do envolvimento do jovem crente com os trabalhos da igreja, específicos para sua faixa etária.

Por Sulamita Macedo

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/2018/05/adolescentes-curriculo-do-ano-2-familia_14.html Acesso em 15 maio 2018

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