Lição 11 - O perdão I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Adolescentes: Jesus, o melhor exemplo

COMENTARISTA: THIAGO SANTOS

COMENTÁRIO: PROF. JAIR CÉSAR SILVA OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 11 – O PERDÃO

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa definir e entender que devemos nos esforçar para perdoar quem nos ofende de todo o coração.

Para refletir

“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. (Cl 3.13 - NVI).

Texto Bíblico: Mt 6.14,15; 18.21-35.

Introdução

Estudaremos nesta lição a parábola do perdão, ou como é mais conhecida a parábola do credor incompassivo, registrada no evangelho de São Mateus cap. 18. Esta parábola tem como propósito mostrar a aplicação do perdão, tanto de Deus para conosco, quanto de nós para com o nosso próximo. Esta parábola nos mostra a necessidade de usarmos de misericórdia e perdão como os nossos devedores, assim como Deus nos perdoa também. Esta parábola iniciou-se mediante a pergunta de Pedro; Quantas vezes devo perdoar meu irmão,sete ?

Pedro pensava ser sete vezes o suficiente, mas o Senhor lhe diz setenta vezes sete. É claro que o Senhor não estava falando em uma regra totalizando em 490 vezes, mas para melhor entendimento o Ele lhes falou uma parábola para lhes mostrar como deveria ser o relacionamento entre os irmãos.

Vejamos antes de tudo o que é perdão!

I - O que é o Perdão?

Em termos populares podemos entender o perdão como:

• Um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.

• O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. JACIARA DA SILVA